Extrema - MG

26/09/2012
Guia de trilhas nº 7 - Guilherme Cavallari

EXTREMA 1

Pegamos o ônibus da autoviação CAMBUÍ, (R$ 19,08) no Terminal Tietê em SP, as 7:30h da manhã de 22 SET 2012, o qual levou as bikes, embaladas nas malas-bike, sem nenhum problema, pois os bagageiros do ônibus estavam quase vazios, em virtude de muitos passageiros descerem em diversos pontos da estrada (Rod Fernão Dias).

Chegamos a Extrema-MG por volta de 9:10h com um agradável sol de primavera. Agora era desembalar as bikes e procurar o Guarda Volume da Rodoviária para guardar as malas-bike (R$ 1,00 por dia, por volume).

A primeira rua que pegamos em direção a Igreja Matriz (Rua João Mendes), já prenunciava a topografia da região. Levamos 10/15 min para percorrer meros 600 m. Paramos na Praça da Igreja para tomar um delicioso café e reabastecer-nos para o pedal em direção ao Bar do Felipe, ponto de retorno da trilha, já que sabíamos que não seria possível almoçar naquele dia. O proprietário, muito atencioso para com os fregueses (Sr. Felipe - Petiscaria Janela Aberta) nos deu várias dicas da região, enquanto mostrava as iguarias da casa - defumados, queijos e doces.

A saída (11:00h) foi tranquila, já que a planilha indicava o nome das ruas por perto, mas no ponto 1,65 nos confundimos uma vez que, virando à esquerda, caímos no estacionamento da faculdade Uniex, com uma cerca de arame farpado impedindo o nosso prosseguimento. Tentamos localizar a indicação da "casa com caixa d'água, em vão. Já que a Estrada Municipal era bem servida de placas indicativas, resolvemos descartar (mais uma vez, puts!) o singletrack e seguir para a Cachoeira do Salto, reencontrando as indicações da planilha no ponto 7,43.

Digo que esses primeiros quilômetros quase nos desanimaram em virtude das subidas fortes. Já estava acreditando que todo o resto do dia seria assim, mas não, a partir do Km 9.8 o relevo ficou menos acentuado e pudemos concluir a primeira etapa com relativa facilidade, chegando ao Bar do Felipe (que agora não é mais do Felipe) por volta de 14:30h. Até gostaria de ter concluído nossa travessia em Monte Verde, mas...

A volta para Extrema foi quase que um "refresco", a temperatura amena e a inclinação do terreno a nosso favor, com exceção de uma ou duas subidas mais pronunciadas, fez o pedal render muito e, em apenas duas horas, já nos encontrávamos em nossa Pousada da Saúde Melhor que tínhamos reservado anteriormente e que fica próxima à Faculdade Uniex, na estrada que dá acesso ao Pico dos Cabritos que conheceríamos na manhã seguinte, após uma hora de caminhada ascendente. Valeu a pena o esforço!




22/03/2014

EXTREMA - TRILHA DA SERRA DO LOPO

Em 22 de março de 2014 voltamos a fazer a rota de pedal em Extrema, desta vez na companhia do CAB -Clube Amigos da Bike.


Veja as fotos do passeio:
Fotos do Sempre Girando
Fotos do CAB - Jaime Leite

Comentários